Inconsistências

As inconsistências são utilizadas para detectar situações excepcionais durante o horário de trabalho de um funcionário, como atrasos, faltas, horas extras, entre outros. As inconsistências podem ser cadastradas pelo administrador do sistema de acordo com as necessidades da empresa.

Cadastro de Inconsistências

Para cadastrar um tipo de inconsistência, o administrador deve ir para o item Cadastros e em seguida em Tipos de inconsistências. Nesta tela serão apresentadas as inconsistências já cadastradas, assim como seu ícone (que será visualizado na tela de apuração), a tolerância para que esta inconsistência seja ativada (em minutos) e a prioridade, sendo que 1 é maior prioridade e 10 menor.

Para criar um novo tipo de inconsistência, deve-se clicar no botão Adicionar.

Para a criação da inconsistência, deve-se preencher os parâmetros da inconsistência. O campo Considerar a partir de refere-se aos minutos de tolerância para a ativação da inconsistência, como por exemplo o tempo de atraso para que seja ativada uma inconsistência no registro de ponto.
O campo chamado de Campo determina o comportamento da inconsistência, se ela será ativada por atraso, falta, hora extra, banco de horas ou outro motivo. O administrador pode definir um nome para a inconsistência, um valor de prioridade e um ícone que será mostrado na tela de apuração de ponto.

Inconsistências na apuração de ponto

As inconsistências são mostradas na tela de apuração na terceira coluna da tabela de apuração, ao passar o mouse sobre o ícone é mostrado o nome da inconsistência para maior descrição.

Na tela de filtragem da apuração de ponto, é possível filtrar os dados da tabela para que apareçam apenas os dias que possuírem inconsistências registradas. Para filtrar as inconsistências é necessário selecionar a opção Mostrar apenas inconsistências na parte de baixo da página.

Filtro de inconsistências

No caso em que o usuário deseja filtrar as inconsistências para que nem todas apareçam na apuração de ponto, deve-se ir no item Apuração e cálculo e em seguida em Inconsistências.

Na tela principal, o usuário deverá filtrar sua busca escolhendo funcionário, empresa ou departamento e selecionar o tipo de inconsistência que deseja incluir, caso não selecione nenhum o sistema irá mostrar todos.

Ao clicar em buscar o sistema irá realizar a busca e filtragem dos dias em que ocorreram as inconsistências e mostrar em formato de tabela. Esta tabela pode ser editada de forma a inserir marcações de ponto e justificativas, assim como a tela de apuração de ponto.

Relatório de Inconsistências

Ao utilizar o sistema é possivel também gerar relatórios em PDF ou CSV para as inconsistências que ocorreram. para acessar a seção de relatórios de inconsistências deve-se clicar no item relatórios no menu de navegação a esquerda e em seguida em Inconsistências.

Na tela principal, o usuário deverá filtrar seu relatório com base nos funcionários, empresas ou departamentos do qual quer gerar o relatório. O campo Tipo de inconsistência define o tipo de inconsistência a ser filtrado, caso nenhum seja escolhido todos os tipos serão mostrados. O usuário pode também escolher o formato de saída do arquivo e as colunas que serão mostradas.